Ícone do site Servidores de Hortolândia

É seu direito | Envio de cartão de crédito não solicitado é prática abusiva sujeita a indenização

Caucasian ethnicity female having financial problems

Não caixa em arapucas, Servidor! Envio de cartão de crédito em seu no me, não solicitado por você, configura uma prática ilegal por parte do emissor. A Corte Especial do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) aprovou a súmula 532. Temos recebido relatos de diversas pessoas com queixas de terem recebido cartão sem ter solicitado e, portanto, nos cabe esclarecer de maneira geral essa situação.

E o que a Súmula 532 estabelece?
O texto diz o seguinte:

Constitui prática comercial abusiva o envio de cartão de crédito sem prévia e expressa solicitação do consumidor, configurando-se ato ilícito indenizável e sujeito à aplicação de multa administrativa.

A súmula tem amparo no artigo 39, III, do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ele proíbe o fornecedor de enviar produtos ou prestar serviços sem solicitação prévia.

As súmulas são o resumo de entendimentos consolidados nos julgamentos do tribunal. Embora não tenham efeito vinculante, servem de orientação a toda a comunidade jurídica sobre a jurisprudência firmada pelo STJ, que tem a missão constitucional de unificar a interpretação das leis federais.

Um dos precedentes que levaram à edição da nova norma é o Recurso Especial 1.261.513. Naquele caso, a consumidora havia pedido um cartão de débito, mas recebeu um cartão múltiplo. O Banco Santander alegou que a função crédito estava inativa, mas isso não evitou que fosse condenado a pagar multa de R$ 158,2 mil.

Para o relator do caso, ministro Mauro Campbell Marques, o simples envio do cartão de crédito sem pedido expresso do consumidor configura prática abusiva, independentemente de bloqueio. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Sair da versão mobile