Cadastro de Biometria | Mais da metade dos eleitores de Hortolândia ainda precisam realizar!

De acordo com dados do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), mais da metade dos eleitores de Hortolândia ainda não fizeram a biometria obrigatória e podem ter o título cancelado. Ao todo, a cidade possui 150.841 eleitores, e apenas 45,9% (69.299) tiveram as digitais coletadas até o momento. O eleitorado do município já será identificado pela biometria nas eleições municipais de 2020.

É obrigatório

O cadastramento da biometria se tornou obrigatório em Hortolândia dia 4 de fevereiro. Mas o procedimento está sendo realizado pelo cartório desde 2015. A data-limite para o eleitor se cadastrar é 19 de dezembro. Porém, a Justiça Eleitoral recomenda realizar o quanto antes, para garantir rapidez e tranquilidade e evitar as longas filas no fim do prazo.

Em síntese, a tecnologia biométrica garante mais segurança ao processo eleitoral. Deste modo, as digitais de cada eleitor são únicas, excluindo, assim, a possibilidade de uma pessoa se passar por outra.

Cancelamento do título

O cancelamento do documento gera, além da inaptidão para o exercício do voto, várias restrições na vida civil, tais como: impossibilidade de tirar passaporte, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, tomar posse em cargo público.

Documentos necessários

Para fazer a biometria, é necessário levar documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e o título, caso tenha. Mas, se preferir, o cidadão pode agendar o atendimento no site do TRE-SP.

Locais de atendimento

Cartório eleitoral: rua Luiz Camilo de Camargo, 50. Centro. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.

Setor Cultural: rua Graciliano Ramos, 280. Jardim Amanda II. De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *