Carreta da Mamografia | Mulheres poderão fazer o exame de graça até 23 de setembro

O programa estadual “Mulheres de Peito” estará presente de forma especial em Hortolândia nos próximos dias. A partir de domingo (19) e até quinta (23), a Carreta da Mamografia ficará estacionada na rua Emily Cristiene Giovanini, no Parque Santo André, próximo das instalações do CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação). A via estará fechada ao trânsito de veículos a partir do sábado (18).

A iniciativa tem o objetivo de incentivar a realização de mamografias e assim se chegar ao diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. Além do mamógrafo, a carreta possui uma equipe multidisciplinar, com técnicos em radiologia e profissionais de Enfermagem.

COMO VAI FUNCIONAR

A Secretaria de Saúde informou as regras. As mulheres com solicitação médica na rede municipal de saúde e no aguardo de agendamento do exame serão convocadas, individualmente, para serem atendidas na Carreta da Mamografia. Cerca de 60 pacientes devem ser examinadas, por dia, entre domingo e quinta. Os laudos dos exames serão entregues por e-mail, com cópia direcionada à Secretaria de Saúde.

Caso sejam detectadas alterações nos exames ou suspeita de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) e fará exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

Em Hortolândia, o Caism (Centro de Atenção Integral de Saúde da Mulher) é a unidade de referência para acompanhamento e encaminhamento destas pacientes. Uma das atribuições do serviço é a realização de exame de mamografia. Atualmente, cerca de 300 mulheres aguardam pelo exame. A iniciativa colaborará para reduzir a espera atual, de cerca de 15 dias. Mensalmente, o Caism oferece cerca de 600 exames.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×